15 de abr. de 2025
No mês passado, em 30/03, um incêndio elétrico no data center SP4 da Equinix, em Barueri (SP), gerou instabilidade em serviços de Internet por todo o Brasil. A ocorrência impactou inclusive o principal ponto de troca de tráfego do país, o IX.br em São Paulo, deixando milhares de empresas com conectividade parcial ou indisponível.
Apesar de a situação ter sido rapidamente controlada e os serviços restabelecidos na manhã do dia seguinte, o episódio deixou um recado claro: a dependência excessiva de um único local para o tráfego de dados é um risco que não pode ser ignorado (no setor elétrico, lembra-se o episódio de apagão no Chile em fevereiro de 2025, que desencadeou uma situação semelhante).
📢 Especialistas em redes, como Raphael Pontara, alertaram para o risco de “colocar todos os ovos na mesma cesta”, reforçando que a Internet moderna precisa de descentralização para ser resiliente, eficiente e segura.
💡 Como a Datlaz pode ajudar a prevenir esse tipo de vulnerabilidade?
A Datlaz oferece inteligência geoespacial e dados estratégicos que auxiliam empresas na análise e escolha de locais para infraestrutura crítica. Com mapas interativos, dados de telecom, energia, relevo, riscos ambientais e estrutura fundiária, é possível planejar expansões com mais segurança, distribuindo a operação e evitando concentração em zonas de risco.
Empresas que utilizam a plataforma da Datlaz têm mais ferramentas para prever vulnerabilidades, visualizar riscos territoriais e garantir decisões mais inteligentes sobre onde e como instalar estruturas tecnológicas.
Datlaz – As coordenadas para decisões estratégicas 🔀
Saiba mais:
📞 (41) 98433-7728